Início » Noticias » Infraestrutura para a Indústria Brasileira – Eficiência Energética para Alavancar o Setor

Infraestrutura para a Indústria Brasileira – Eficiência Energética para Alavancar o Setor

Em março de 2018, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicou o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. Esse documento identifica os maiores desafios a serem superados até 2022 para que o setor industrial brasileiro se apresente ao mercado mundial de forma mais competitiva, inovadora, global e sustentável. De acordo com o mapa estratégico, investimentos em fornecimento de energia, em logística de transporte e em telecomunicações são primordiais para que o Brasil melhore sua infraestrutura produtiva e propicie ambiente favorável para o desenvolvimento industrial visado.

Segundo a CNI, os ganhos de competitividade da indústria nacional dependem diretamente da disponibilidade de energia com abastecimento de alta qualidade e a preços internacionalmente competitivos. Assim, os objetivos dos investimentos em infraestrutura para melhoria da eficiência energética até 2022 são: assegurar o suprimento, melhorar a qualidade e reduzir os custos da energia elétrica no setor produtivo da economia brasileira.

A situação atual do Brasil e oluções para as metas de 2022 em relação à produção e consumo de eletricidade.

 

metas brasil eletricidade

 

A situação atual do Brasil em relação à infraestrutura e à eficiência energética

 

Em um ranking composto por 18 países selecionados, o Brasil é o penúltimo, ou seja, o 17º colocado no fator infraestrutura e logística, segundo a CNI. Nesse mesmo ranking, a Espanha aparece em 1º lugar, a Coréia do Sul em 2º e a Colômbia em 18º.

Em outro ranking, avalia-se a qualidade da oferta de energia. O Brasil aparece na 84ª posição, atrás de muitos outros países subdesenvolvidos como México e Colômbia.

Ainda na mesma pesquisa, a indústria aparece como maior consumidora de energia elétrica no Brasil. O setor industrial é o mais impactado pelo alto preço da energia elétrica praticado no país, que está acima da média mundial, e pela baixa qualidade do serviço prestado.

Dados da CNI afirmam que “as falhas no fornecimento de energia causam prejuízos significativos para 67% das empresas industriais brasileiras, que utilizam principalmente energia elétrica em seu processo produtivo”.

Em relação às perdas causadas pelas quedas no fornecimento de energia, 32% das 3000 empresas consultadas apresentaram perdas elevadas nos últimos anos, e 35% apresentaram perdas baixas, porém perceptíveis.

A região Norte foi apontada como região mais afetada do país pelas quedas no fornecimento energético (31% de suas empresas industriais foram afetadas). Em todo o território nacional, 9 a cada 10 empresas foram afetadas pelo aumento do preço da energia ocorrido em 2015.

Sabe-se que a interrupção no fornecimento de eletricidade por parte das concessionárias é extremamente prejudicial na produção de bens por parte da indústria. Quedas de energia geram paradas no processo produtivo, atrasos nas entregas, perdas de insumos, entre outros prejuízos relacionados.

 

Saiba mais: "Energia Contínua: Vantagens do Aluguel de Geradores de Energia no Mercado Atual"

 
Soluções para alcançar as metas previstas para 2022

 

Para reduzir os prejuízos causados pelas falhas no fornecimento de eletricidade às indústrias brasileiras, faz-se necessário estimular o uso de outras fontes de energia, como, por exemplo, o gás natural. O uso de fontes alternativas de energia surge como caminho natural e seguro para atender à demanda nacional.

Além disso, a energia temporária mostra-se como uma das maiores aliadas das indústrias e de seus processos produtivos quando o fornecimento por parte das concessionárias é instável e oneroso. Paradas na produção e comprometimentos operacionais são evitados quando a empresa pode contar com geradores de energia para suprir a eletricidade faltante em momentos de queda ou de instabilidade.

Se sua empresa ou indústria não pode ficar à mercê das interrupções no fornecimento de energia elétrica, não deixe de consultar a AlugaGera, empresa brasileira especialista na viabilização de projetos temporários e permanentes de geração de eletricidade, locadora de grupos moto geradores diesel.

A AlugaGera proporciona geração de energia 24 horas por dia para todos os principais e mais variados ramos da economia, com corpo técnico próprio, equipe profissional devidamente qualificada e com os melhores equipamentos para aluguel do mercado.