Início » Noticias » O que é Horário de Ponta (Horário de Pico)?

O que é Horário de Ponta (Horário de Pico)?

horario de ponta horario de pico

A eletricidade é muito consumida no nosso cotidiano, seja para o lazer ou para realizar as atividades do ofício, porém, o seu consumo é mais alto no horário de ponta.

 

Como medida para reduzir o custo é muito usual utilizar um gerador de energia no horário de ponta, mas, você sabe o que é isso?
 

O horário de ponta ou horário de pico é o período do dia em que o consumo de eletricidade está em ápice, deste modo, a sua demanda, transmissão e distribuição é aumentada. 

 

Como consequência, o seu custo é significativamente aumentado, fazendo que o consumidor tenha uma maior despesa neste período. 

 

A razão deste aumento, é a iluminação pública sendo acionada, e o consumo de luzes,TVS, e outros aparelhos elétricos nas residências, principalmente os chuveiros.

 

Este acréscimo foi estabelecido de acordo com a Lei nº 8.631 e o decreto º 774, que são responsáveis por criar um sistema de tarifas diferenciadas durante o horário de ponta. 

 

O horário de ponta ocorre todos os dias úteis, durante três horas consecutivas. Se inicia às 18h00 e acaba às 21h00. 

 

Por esta razão, passou a existir as diferentes bandeiras de tarifas: verde, amarela e vermelha. A primeira não tem nenhuma modificação de valor, enquanto as duas últimas são mais caras, principalmente a vermelha. 

 

tarifa energia ponta

 

Durante o horário de ponta, a tarifa pode ser até 55% mais cara.

 

Uma medida para reduzir este custo é utilizar o gerador de energia neste período, ou seja, substituir o fornecimento de eletricidade da distribuidora, e usar uma fonte própria.

 

Com esta medida, o consumidor pode ter uma redução de até 30% no consumo de energia elétrica, isto já considerando o valor do diesel, isso significa que a utilização de um gerador de energia possui um ótimo custo/benefício.

 

É muito importante ter em mente que o horário de ponta pode variar de acordo com cada estado, entretanto, não deve ter nenhuma dúvida sobre a utilização de um gerador de energia, pois possui vários benefícios para os mais variados segmentos.

 

Para melhor ilustrar, iremos dar um exemplo.

 

O primeiro passo é saber o preço de kWh no horário de ponta. Esta informação pode ser encontrada na conta de energia.

 

Neste exemplo, o custo no horário de ponta kWh será de R $1,19.

 

E o custo do litro de diesel será de R $3,20. 

 

Com esta informação, iremos utilizar como exemplo um gerador a diesel de 55 kVA (com o consumo de 9 litros de diesel/horas e gera 40 kWh/hora de energia).

 

Deste modo, a fórmula será:

 

40 kWh/hora ÷ 9 litros/hora = 4,44 kWh/litro

 

Para definir o custo, basta dividir o custo do diesel com o consumo do gerador. 

 

R$ 3,20 / 4,44 kWh = R$ 0,72 / kWh

 

Ou seja:

 

Preço cobrado pela fornecedora de eletricidade: R $1,19.

 

Custo do gerador de energia: R $0,79.

 

Em resumo, a utilização do gerador de energia no horário de ponta possui melhor custo/benefício, quando comparado com o uso da distribuidora de eletricidade.

 

Gerador de energia standby no horário de ponta

 

O fornecimento de energia elétrica é muito importante em um ambiente, porém, a sua distribuição pode ter oscilação ou ser interrompida. 

 

Isto pode ser bastante prejudicial, ocasionando em alguns prejuízos. Para evitar que isso ocorra, deve-se optar pela instalação de um gerador de energia elétrica em standby.

Este sistema mantém o equipamento no “modo de espera”, e é acionado quando o seu funcionamento for necessário, por este motivo, este modelo é também conhecido como gerador de emergência. O gerador standby é utilizado apenas em algumas ocasiões, como o horário de ponta. 

 

A aplicação do gerador de energia no horário de ponta resulta em uma série de  benefícios. 

 

Benefícios do gerador de energia no horário de ponta

 

O uso do gerador de energia é bastante vantajoso, para qualquer tipo de estabelecimento. Como já foi mencionado, a distribuidora de eletricidade aumenta a cobrança da tarifa no horário de ponta, por este motivo, a utilização do equipamento neste período possui algumas vantagens. Veja a seguir quais são elas: 

 

Diminuição significativa do custo de energia elétrica durante o horário de ponta;

Maior qualidade de energia elétrica, uma vez que não sofre interferência das oscilações da rede;

Estabilidade no fornecimento de energia elétrica, não sofrendo interrupção pela distribuidora.

 

A AlugaGera possui equipamentos para as mais variadas necessidades, seja para uma instalação temporária ou permanente.

 

Solicite um orçamento conosco!