Início » Noticias » Como escolher o gerador de energia ideal para camping e pesca?

Como escolher o gerador de energia ideal para camping e pesca?

gerador energia pesca

 

O fornecimento de eletricidade é muito importante para o funcionamento dos aparelhos elétricos, entretanto, a rede elétrica pode ter alguns imprevistos, como a oscilação ou ausência de energia.

 

Para evitar que isso ocorra, é aconselhável utilizar um gerador de energia. Além do fornecimento de eletricidade ininterrupto, o seu uso possui como benefício a versatilidade, pois, pode ser empregado em vários segmentos.

 

Em razão disso, o gerador de energia pode ser operado em hospital, comércio, escritório, residência, entre outros. Além disso, ele pode ser utilizado para uma aplicação temporária ou contínua.

 

Além dos ambientes citados, o gerador de energia também pode ser utilizado em uma área externa, por exemplo, camping, fazenda, chácara e pescaria.

 

Em um ambiente externo, a utilização do gerador de energia é muito útil, pois, auxilia na iluminação local, no aquecimento e resfriamento, e por último, no funcionamento de motores e equipamentos elétricos.

 

Na hora de escolher o gerador de energia, pode surgir algumas dúvidas, pois, existem os mais variados modelos e potências.

 

Com o intuito de ajudar, nós da AlugaGera, iremos dar algumas dicas de como escolher o gerador de energia para um ambiente externo (camping/pesca/fazenda).

 

Dicas para escolher um gerador de energia

 

Potência

 

A escolha da potência do gerador é muito importante para determinar qual é o melhor modelo para a sua aplicação, para isto, deve calcular a potência em watts de todos os aparelhos elétricos que serão alimentados pelo equipamento.

 

Para encontrar esta informação, basta verificar o manual de instruções, mas, caso não encontre, utilize a fórmula: tensão x corrente: potência.

 

Entretanto, para não sobrecarregar o aparelho, deve deixar uma margem de segurança. É recomendado deixar uma sobra de 20% a mais da potência indicada.

 

Caso utilize um eletrodoméstico que consome uma maior potência, por exemplo, a geladeira ou freezer, deve multiplicar a potência utilizada por quatro.

 

A razão disso, é que alguns tipos de aparelhos elétricos possuem um motor de arranque que demanda de muita energia. Deve ter isto em mente, para evitar algum tipo de problema.

 

Combustível

 

O funcionamento do gerador é semelhante a de um veículo, ou seja, é a partir do motor que o equipamento consegue a energia.

 

A gasolina, diesel e o gás, são as opções de combustíveis para utilizar em um gerador de energia (as mais populares são: gasolina e o diesel).

 

Entretanto, para escolher o tipo de combustível, deve considerar alguns fatores, por exemplo, se a sua utilização será temporária ou contínua.

 

Caso a sua aplicação seja temporária, ou seja, somente será utilizada quando ocorrer algum imprevisto (como a ausência ou oscilação de eletricidade), é recomendado utilizar a gasolina.

 

A escolha da gasolina para operação temporária, se deve por ser mais acessível quando comparado com o diesel.

 

Em contrapartida, o gerador a diesel possui um menor consumo, por este motivo, é recomendado para o uso contínuo.

 

Para a área externa, como acampamento ou pesca, é recomendado utilizar a gasolina, pois, o seu uso é esporádico.

 

Já o diesel, é recomendado para fazenda ou sítio, pois, o seu uso é permanente. Além disso, este modelo não tem a necessidade de fazer o abastecimento frequente, se tornando mais uma vantagem, visto que este tipo de ambiente não possui um fácil acesso para a compra de combustível.

 

Tamanho

 

Outra característica importante na hora de escolher o modelo de gerador de energia é o seu tamanho e peso.

 

A razão disso é que, em ambiente externo, um equipamento grande e pesado será de difícil transporte, ocasionando em alguns transtornos.

 

Para evitar qualquer tipo de transtorno, é recomendado optar por um gerador portátil, este modelo é mais leve e pequeno.

 

Vantagens de utilizar gerador de energia em chácara, sítio, camping e pesca

 

Como já foi mencionado, o fornecimento de eletricidade é bastante vantajoso para os mais variados segmentos. Entretanto, em um ambiente externo, a energia pode nem mesmo chegar.

 

Com o gerador de energia, é garantido o funcionamento de diversos aparelhos elétricos, por exemplo, TVs, geladeiras, chuveiros elétricos, máquinas, entre outros.

 

Além do fornecimento de eletricidade para os aparelhos elétricos mais comuns, o gerador de energia promove o funcionamento de: sistemas de irrigação e bombeamento de água.

 

Alugagera

 

A AlugaGera é especialista em locação de geradores estacionários e portáteis, seja para um curto ou longo período. Trabalhamos com grupos geradores de energia silenciados, trifásicos, diesel, de 5 a 2500 kVA. Entre em contato e solicite um orçamento conosco.