Uma estatística impressionante: no primeiro semestre de 2019 a Escócia gerou energia oriunda de geradores eólicos suficiente para abastecer suas casas duas vezes.
A turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro e junho, o suficiente para fornecer energia a 4,47 milhões de casas, sendo que a Escócia possui cerca de 2,6 milhões de casas.
É um recorde, e significa que as turbinas poderiam fornecer eletricidade suficiente para todas as residências do país além de grande parte do norte da Inglaterra, também nos primeiros seis meses do ano.
O mês de março foi o marco mais alto, com 2.194.981 MWh de produção produzida no mês.
- "São números surpreendentes, a revolução da energia eólica da Escócia claramente continua avançando", diz Robin Parker, gerente de políticas climáticas e energéticas do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). "Por todo o país, todos nos beneficiamos de energia mais limpa e o clima também."
- "Esses números mostram que o aproveitamento do potencial eólico em terra da Escócia pode fornecer eletricidade a milhões de residências não apenas na Escócia, mas também na Inglaterra".
O Reino Unido como um todo está em movimento no que diz respeito às energias renováveis, porque apenas conseguiu sua extensão mais longa sem depender da energia do carvão desde a Revolução Industrial do século XIX.
As usinas de carvão não forneceram energia à rede por sete dias seguidos, de acordo com o sistema elétrico nacional do Reino Unido. Turbinas a gás, energia nuclear, energia solar e outras energias renováveis contribuíram para o abastecimento.
A meta do Reino Unido é deixar a geração de energia por carvão completamente até 2025, e vemos que a Escócia teve um grande papel alcançando este marco antes de Inglaterra e País de Gales e Irlanda.
Outros países também estão se beneficiando do potencial crescente de fontes renováveis. A Alemanha é outra nação em que a produção de energia renovável excedeu a demanda, graças ao forte investimento em energia eólica e solar.
A província de Qinghai, no noroeste da China - lar de cerca de 5 milhões de cidadãos – também opera há semanas com energia renovável, usando fontes como energia solar, eólica e hidrelétrica.
A rápida melhoria se deve tanto ao aumento da capacidade quanto à tecnologia mais eficiente, à medida que os cientistas descobrem maneiras de gerar mais eletricidade a partir da mesma quantidade de sol ou vento.
A Escócia é pioneira no que diz respeito à energia eólica, com fazendas em terra (onshore) e no mar (offshore) agora com uma capacidade de 8.423 MW em dezembro de 2018.
Fonte: https://www.sciencealert.com/scotland-s-wind-turbines-are-now-generating...