Início » Noticias » O que é Efeito Corona? Como Evitar? Saiba Mais

O que é Efeito Corona? Como Evitar? Saiba Mais

o que é efeito corona

Efeito Corona – o que é?

Efeito corona é fenômeno no qual ocorre a ionização do ar ao redor de um condutor elétrico, ocasionando um estalo luminoso (ruído brilhante).

efeito corona

  1. É uma descarga barulhenta e luminosa;
  2. Ocorre em razão da ionização do gás em torno de um condutor elétrico no qual existe um gradiente de potencial > que determinado valor;
  3. Ocorre em altas tensões: aproximadamente 30 kV / cm no ar;
  4. Nas companhias de transmissão, aparece em condutores, conexões, amortecedores, isoladores e em qualquer ponto em que o gradiente de potencial mínimo seja extrapolado.
  5. O efeito corona provoca perdas elétricas em toda a rede, além de interferir em sinais de rádio e televisão próximos.
  6. Ele se torna mais corriqueiro em períodos de chuva pelo aumento da umidade do ar com as gotas no cabeamento aumentando a concentração do campo elétrico.
  7. Durante uma tempestade ou condição de chuva, o efeito corona ocorre com uma voltagem muito menor em comparação com o bom tempo. Porque durante uma tempestade ou chuva a densidade de íons ao redor dos condutores é muito maior do que quando o tempo está bom;
  8. A irregularidade da superfície dos condutores diminui a tensão de ruptura. Por esse motivo, faíscas e o efeito corona serão criadas com a baixa tensão do isolamento disruptivo. É por isso que os condutores sólidos são usados ​​principalmente em vez de condutores torcidos para reduzir o efeito corona;
  9. Quanto maior a diferença entre os condutores, menor o efeito corona;

Cada rede de transmissão possui um limite de tensão. Depois que o limite de interrupção é atingido, ele cria faíscas e efeito corona. Assim, com a aplicação de uma tensão de linha mais baixa, a probabilidade de ocorrência do efeito corona é muito menor.

Cabos arranhados, sujo sou com superfície rugosa são facilitadores para que ocorra o efeito corona.

Em situações de sobretensão de rede, o efeito corna atua como uma válvula de escape, amortecendo a tensão excedente do surto.

Como ocorre a formação do efeito corona?

Em razão do ar não ser um isolador perfeito, ele possui muitos elétrons e íons livres. Desta forma, quando uma intensidade de campo elétrico se estabelece entre condutores, esses íons e elétrons livres são forçados a eles.

Devido a esse efeito, os íons e os elétrons livres são acelerados e movidos na direção oposta. Assim, as partículas carregadas, durante seu movimento, colidem umas com as outras e com as moléculas carregadas e lentas.

Com o número de partículas carregadas aumentando rapidamente, aumenta-se a condução do ar entre os condutores e ocorre o estabelecimento do arco elétrico entre os condutores.

Bônus: Fogo de Santelmo também é o nome dado ao efeito corona, em razão da ocorrência do efeito de ionização de mastros de navios em regiões tropicanas antes das tempestades, sendo Saint Elmo é o padroeiro dos marinheiros.

AlugaGera, locadora de geradores de energia diesel, trifásicos e silenciados.