Início » Noticias » Qual é a Diferença entre Tensão e Corrente Elétrica?

Qual é a Diferença entre Tensão e Corrente Elétrica?

diferenca tensao corrente eletrica

Você sabe qual a diferença entre tensão e corrente elétrica? Muitas pessoas acham que se trata da mesma coisa, porém, há diferença entre o que cada uma é.

Descubra a seguir lendo o nosso artigo completo.

Tensão: o Que é?

A tensão elétrica é a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É também a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica.

A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V. O seu cálculo se dá pela relação da energia potencial elétrica, dividida pela quantidade de carga fornecida. 

Toda fonte de energia elétrica tem uma tensão! Os aparelhos eletrônicos que são ligados na tomada ou rede elétrica, por exemplo, da sua casa, têm tensão: 110V ou 220V.

Alguns possuem ajustes de tensão da rede elétrica, mas outros não têm, como máquina de lavar roupa e geladeira, que só funcionam em uma tensão: 110V ou 220V.

Conheça a lista de tensões elétricas e frequências (Hz).

Tipos de Tensão Elétrica

Existem dois tipos de tensão:

  • Tensão contínua - ela não muda de polaridade no tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre terá a mesma tensão.

  • Tensão alternada - a polaridade alternada de acordo com a frequência. A tomada, por exemplo, a frequência normal é de 60Hz, então significa que a tensão alterna 60 vezes por segundo.

Saiba qual a diferença entre Alta, Média e Baixa Tensão.

Corrente Elétrica: o Que é?

Já a corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico e é a tensão elétrica que provoca o movimento ordenado de partículas elétricas, denominado corrente elétrica.

A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), e sua intensidade elétrica é determinada pela razão entre quantidade de cargas elétricas de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas. 

Tipos de Corrente Elétrica

Existem dois tipos de corrente elétrica:

  • Corrente elétrica contínua - é sempre positiva ou sempre negativa, sem mudar com o tempo. Nas baterias, por exemplo, a corrente elétrica é sempre a mesma.

  • Corrente elétrica alternada -  aqui ocorre variação de tensão elétrica, de acordo com a frequência e, por consequência, muda também a corrente elétrica. Por exemplo, motores elétricos e transmissão de eletricidade possuem corrente elétrica alternada.

Aluguel de Gerador de Energia: conheça a AlugaGera!

Trabalhamos com as melhores marcas de geradores do mercado! 

Aqui você vai encontrar máquinas de 25 a 1.000 kVAs que vão suprir com eficiência a sua necessidade. 

Nossa equipe é treinada e capacitada para realizar as manutenções dos grupos geradores, liberando a necessidade de contratação de mão de obra terceirizada e custosa.

Também cuidamos do gerenciamento da logística e manutenção. Basta fornecer a sua demanda e o gerador escolhido estará funcionando corretamente no dia e hora combinados.

Aliás, sabia que os geradores da AlugaGera são equipamentos novos, com desempenho otimizado?

Entre em contato conosco e alugue um de nossos geradores!

Como alugar gerador de energia com a AlugaGera?

Você pode assinar contratos mensais ou anuais de aluguel de geradores para empresas com a AlugaGera. Existe também a opção da locação por dia.

Entretanto, o valor vai ser determinado pelo modelo do gerador, potência, quantidade de horas de uso, entre outras questões.

O mais importante é você explicar para a nossa equipe qual a necessidade da sua empresa que te leva a cogitar o aluguel de um gerador.

Além disso, podemos te orientar qual o melhor tempo de aluguel também: se é por dia, mês ou por ano. 

Então, o primeiro passo para alugar geradores para empresas é solicitar um orçamento e escrever todas as suas dúvidas.

AlugaGera conta com uma equipe que entende sobre o assunto e podemos te ajudar com a melhor escolha.

Veja mais detalhes sobre valor de aluguel de gerador.