Início » Noticias » ​​​​​​​Diferença de QTA e QTM de Geradores: Saiba Mais!

​​​​​​​Diferença de QTA e QTM de Geradores: Saiba Mais!

diferenca qta qtm
Sabe qual é a diferença de QTA e QTM? Neste artigo vamos falar sobre esse assunto e muito mais que envolva as diferenças, aplicações de cada um e vantagens deles.

Continue lendo então!

QTA E QTM: Afinal o que são?

Ambos são quadros de transferência e antes de sabermos as diferenças, é importante entender que os dois são muito utilizados em geradores de energia quando funcionam na operação de emergência, ou stand by.

Diferença de QTA e QTM de Geradores

Para entender as principais diferenças entre esses dois quadros de transferência, elaboramos uma tabela com as principais informações sobre cada um:

QTA

QTM

Quadro de Transferência Automática.

Quadro de Transferência Manual.

Após perceber a queda de energia da rede elétrica pública, o próprio QTA emite sinal para partida do gerador e realiza a transferência sozinho e automaticamente. Ao retornar a energia, sozinho e automaticamente ele emite sinal para desligamento do gerador e troca da energia do gerador pela rede pública.

Um colaborador humano gira uma chave específica do QTM ao ocorrer uma queda de energia e deve retorná-la à posição assim que a energia elétrica da rua retornar.

Indispensável para geradores de atividades que não podem ser interrompidas com falta de energia.

Depdende de um ser humano e demora mais tempo a transferência de energia produzida pelo gerador. 

 

Vantagens do QTA comparado com o QTM de Geradores

As principais vantagens do QTA são:

  • Mantém um maior nível de segurança;

  • Muda para energia do gerador automaticamente, enquanto em um quadro manual precisaria ser executado manualmente por um operador humano;
  • É especialmente útil se você não pode perder tempo para recuperar a energia. Empresas como hotéis, escolas, canteiros de obras, indústrias realmente se beneficiam disso;
  • Possibilidade de atribuir cargas a diferentes circuitos para alimentar diferentes aparelhos ou salas;

Saiba tudo sobre o QTA! Como funciona, vantagens e muito mais.

 

Funcionamento do QTA e do QTM de Geradores

 

  • QTA - Quadro de Transferência Automática
  • Na forma automática não é preciso girar esta chave manualmente. Após perceber a queda de energia, o próprio QTA dá a partida no gerador e realiza a transferência. Ele também entra em ação bloqueando a máquina caso ocorra alguma falha grave no sistema que impeça seu acionamento.

 

  • QTM - Quadro de Transferência Manual
  • Na forma manual, é necessário que um colaborador gire uma chave específica do QTM ao ocorrer uma queda de energia. Isto faz com que exista uma ‘transferência’ da origem da energia, de modo que o acesso elétrico da rede externa é bloqueado e a energia produzida pelo gerador começa a ser enviada para os equipamentos. Tudo feito de forma manual por ser humano.

 

Aplicações do QTA e QTM

Quando pensamos onde cada um deles pode ser usado com geradores, é importante lembrar o tipo de atividade e como a queda de energia ou o abastecimento de energia de má qualidade pode interferir nas atividades.

Pensando isso, veja onde cada modelo desse quadro de transferência pode atuar:

 

Onde usar o QTA

O QTA é essencialmente usado com geradores para atividades que não podem de interrupção de energia elétrica:

  • Indústrias;

  • Eventos;
  • Aeroportos.
  • Irrigação de solo e ordenhas;
  • Alguns tipos de comércio. 

Conheça mais sobre painéis QTA com a AlugaGera.

 

Onde posso usar o QTM

O uso do QTM pode ser útil e cumprir com a função em alguns comércios, residências ou outras atividades que não serão tão impactadas com a queda de energia.

 

QTA da AlugaGera

Nossos QTAs são montados pelos melhores fabricantes mundiais e microprocessados com supervisão de rede e podem operar em conjunto com todas as marcas de geradores de energia que existem no mercado, desde que exista a mínima e segura possibilidade de intercomunicação como por exemplo as marcas Deif, Woodward, Deepsea, PowerWizard, Comap, KVA, PowerCommand, et cetera.

A lataria de nossos QTA para locação possuem revestimento de alta resistência, proporcionando máxima segurança, para a operação automática dos contatores ou chaves motorizadas intertravados mecanicamente e eletricamente.

Resumindo, nossos Quadros de transferência para geradores realizam a reversão automatizada de fontes de energia ao sinal de interrupção de um dos pontos, ativando a partida de um grupo moto geradores de energia da AlugaGera, restabelecendo abastecendo a eletricidade da rede.

 

Alugue o seu QTA e QTM de Geradores com a AlugaGera

Na AlugaGera você encontra diversas opções de QTA e QTM para locação, assim como geradores de energia que atenderão às suas necessidades.

Locação de geradores de energia para operação em stand by, conte com a AlugaGera!

Solicite o seu orçamento e conte com a assessoria de nossa equipe de especialistas para te ajudar.