Início » Noticias » Comparação Gerador a Gás x Gerador Diesel – Qual Se Adapta Melhor a Minha Necessidade?

Comparação Gerador a Gás x Gerador Diesel – Qual Se Adapta Melhor a Minha Necessidade?

Quando uma solução eficiente e segura para o fornecimento de energia temporária se faz necessária, o uso de geradores costuma ser a melhor alternativa, seja para a indústria, para a construção civil, para eventos, entre tantas outras possíveis aplicações.
 
No mercado, estão disponíveis, entre outros, geradores movidos a Gás e a Diesel. Cada um desses equipamentos apresenta vantagens e desvantagens e a escolha entre eles depende diretamente da necessidade e das especificações de cada projeto.

 

Comparação Geradores Diesel x Geradores Gás

 

Apresentaremos aqui uma breve comparação entre esses dois tipos de gerador, com os principais critérios que influenciam na seleção do equipamento mais adequado a cada situação. Confira!

 

comparação gerador diesel vs gas

 

Gerador de Energia a Gás

 

Os geradores a gás são conhecidos por causarem menor impacto ambiental e por apresentarem menores riscos relacionados ao armazenamento de combustível, quando comparados aos geradores Diesel. 
Por outro lado, como o abastecimento de gás geralmente é feito pelas concessionárias locais, o risco de falhas no fornecimento é alto. O gás natural também deve ser usado com cautela em estabelecimentos com grande circulação de pessoas por ser altamente inflamável, o que faz com que um pequeno vazamento possa causar graves acidentes.
 
Além disso, níveis de pressão devem ser analisados e estudados para que se possa constatar a viabilidade da operação com gás.

 

 

Gerador de Energia a Diesel

 

Os geradores a Diesel são mais eficientes que os geradores a gás. Enquanto a eficiência dos geradores a gás atualmente disponíveis no mercado está em torno de 35%, a eficiência dos geradores a Diesel pode chegar a 40%.
 
Além disso, uma grande vantagem do equipamento a Diesel é o preço da eletricidade produzida. Como o Diesel possui alto poder calorífico, ele é capaz de produzir mais energia quando comparado ao equipamento a gás. O preço do kWh produzido a partir do gerador Diesel corresponde a aproximadamente 60% do preço do kWh produzido pelo gerador movido a gás. Essa produção mais barata representa uma enorme economia para a maioria das empresas que optam pelo equipamento Diesel.
 
O tempo de partida de um gerador do tipo Diesel é muito menor que o tempo de partida do gerador a gás. Ele é capaz de atingir instantaneamente sua capacidade nominal, enquanto a carga do gerador a gás precisa ser aumentada em etapas.
 
Apesar das vantagens acima citadas, o uso de geradores a Diesel demanda um investimento a mais em quesitos de segurança, já que há necessidade de armazenamento de grandes quantidades de combustível para garantir seu funcionamento ininterrupto.

 

 

Geradores de Energia da AlugaGera, Diesel, Trifásico

 

Ao locar um gerador de energia movido a Diesel, é essencial dar devida atenção à manutenção e aos níveis do ruído por ele emitido, de forma a garantir o correto funcionamento do motor e dos filtros de combustível, além da segurança de todos os trabalhadores e transeuntes que circulam próximos ao equipamento.
 
Consultar um especialista é de extrema importância na viabilização de projetos temporários e permanentes de geração de eletricidade. No Brasil, quem busca esse tipo de solução em energia temporária não pode deixar de consultar os especialistas da AlugaGera!
 
A AlugaGera é detentora da frota mais nova de grupos moto geradores de energia elétrica diesel para locação do mercado nacional, disponibilizando exclusivamente equipamentos de última geração, silenciados e trifásicos, nas potências de 30 a 2500 kVA.
 
Os geradores da AlugaGera maximizam a geração de energia ao menor custo com óleo diesel. Não deixe de nos consultar para saber ainda mais sobre os grupos geradores disponíveis.