Início » Noticias » Como Funciona um Disjuntor Termomagnético?

Como Funciona um Disjuntor Termomagnético?

disjuntor termomagnetico
Aqui abordaremos os seguintes pontos:
  • Para que serve o disjuntor termomagnético;
  • Como funciona o disjuntor termomagnético (dupla proteção, a Térmica e a Magnética);

 

Com a função de proteger condutores elétricos interrompendo o fluxo de eletricidade, os disjuntores termomagnéticos além de utilização obrigatória em instalações elétricas, são muito utilizados em todo o mundo.

 

Com variadas capacidades, este tipo de disjuntor possui dupla proteção, sendo uma térmica e outra magnética, com o intuito de proteger instalações, equipamentos e consequentemente pessoas e animais de sobrecargas elétricas e curtos circuitos.

 

Como funciona a Proteção Térmica do disjuntor termomagnético?

  • A proteção térmica é realizada por meio de uma chapa metálica que, ao sofrer aquecimento além de sua capacidade, ela entorta e aciona o dispositivo de segurança, cortando e interrompendo o fluxo de eletricidade.
  • Então, basicamente o que temos é uma chapa metálica que, ao ser aquecida além da corrente suportada pelo disjuntor, sofre uma alteração na forma que aciona um mecanismo e desliga o disjuntor.
  • Quando ocorre um curto circuito ou são ligados muitos equipamentos em um mesmo condutor, ele e o disjuntor a ele interligado consequentemente irão aumentar a temperatura, acionando o desligamento caso a temperatura/corrente ultrapassem os limites do mesmo.
 
 

Como funciona a Proteção Magnética do disjuntor termomagnético?

  • A proteção magnética é diferente da proteção térmica.
  • Aqui, quem age é um pistão dentro de uma bobina que, ao ser induzido por um alto campo magnético (que ocorre simultaneamente a um momento de aumento da corrente elétrica), empurra o mecanismo de desarme do disjuntor.