Início » Noticias » Como Funciona um Disjuntor Termomagnético?
Como Funciona um Disjuntor Termomagnético

Como Funciona um Disjuntor Termomagnético?

Aqui abordaremos os seguintes pontos:
 
- Para que serve o disjuntor termomagnético;
- Como funciona o disjuntor termomagnético (dupla proteção, a térmica e a magnética)
 
Com a função de proteger condutores elétricos interrompendo o fluxo de eletricidade, os disjuntores termomagnéticos além de utilização obrigatória em instalações elétricas, são muito utilizados em todo o mundo.
 
Com variadas capacidades, este tipo de disjuntor possui dupla proteção, sendo uma térmica e outra magnética, com o intuito de proteger instalações, equipamentos e consequentemente pessoas e animais de sobrecargas elétricas e curtos circuitos.
 

Como funciona a proteção térmica do disjuntor termomagnético?

A proteção térmica é realizada por meio de uma chapa metálica que, ao sofrer aquecimento além de sua capacidade, ela entorta e aciona o dispositivo de segurança, cortando e interrompendo o fluxo de eletricidade.
 
Então, basicamente o que temos é uma chapa metálica que, ao ser aquecida além da corrente suportada pelo disjuntor, sofre uma alteração na forma que aciona um mecanismo e desliga o disjuntor.
 
Quando ocorre um curto circuito ou são ligados muitos equipamentos em um mesmo condutor, ele e o disjuntor a ele interligado consequentemente irão aumentar a temperatura, acionando o desligamento caso a temperatura/corrente ultrapassem os limites do mesmo.
 
 

Como funciona a proteção magnética do disjuntor termomagnético?

A proteção magnética é diferente da proteção térmica.
 
Aqui, quem age é um pistão dentro de uma bobina que, ao ser induzido por um alto campo magnético (que ocorre simultaneamente a um momento de aumento da corrente elétrica), empurra o mecanismo de desarme do disjuntor.