Início » Noticias » Como calcular o consumo de um gerador de energia

Como calcular o consumo de um gerador de energia

consumo de geradores de energia
 
Uma das principais dúvidas que recebemos é sobre o consumo de um gerador de energia. Ao locar um grupo gerador, é necessário ter em mente que o custo da locação se soma ao custo do combustível, e esse valor na grandiosa maioria das vezes é muito superior ao da locação.
 
Nesta postagem, abordaremos os seguintes tópicos:
 
  1. Vantagem dos Geradores Modernos
  2. A Forma mais fácil e rápida de se obter o consumo (sem fazer conta)
  3. Como Calcular o Consumo de combustível de Geradores de Energia
  4. Link para a tabela de consumo
 

1. Vantagens dos Geradores Modernos

 

Antes de irmos ao cálculo de consumo, precisamos ressaltar um ponto muito importante: a "idade" do gerador. Equipamentos mais antigos possuem tecnologias mais antigas, de modo que o seu consumo é bem maior em relação aos equipamentos novos e modernos.
 
Por isso, pergunte sempre de qual ano é o grupo gerador e o consumo por hora, para que você possa calcular o custo/benefício da locação.
 

AlugaGera referência em geradores de baixo consumo

 
Todos os nossos grupos geradores de energia são novos, com a mais nova tecnologia de motores diesel, garantindo o menor consumo de óleo diesel.

Máximo de eficiência com o mínimo de consumo de diesel

Em um comparativo que fizemos, pudemos avaliar a diferença entre consumo de dois grupos geradores com as mesmas especificações, mas de anos diferentes. Mesmo considerando um período de utilização diária baixo, o gerador da AlugaGera foi responsável por uma economia de R$ 1.000,00 ao fim do mês.

2. A Forma mais fácil e rápida de se obter o consumo (sem fazer conta)

Todos os fabricantes de motores disponibilizam informes técnicos onde constam o consumo dos motores de acordo com a sua utilização. Normalmente são apresentados dados de 25%, 50, 75 e 100%, sendo 100% o consumo de óleo diesel máximo que o motor pode consumir.
 
Não suficiente, não apenas os fabricantes de motores disponibilizam os dados de consumo, mas também os fabricantes dos geradores. Estes fabricantes conseguem informar o consumo por hora de óleo diesel a partir da carga solicitada do grupo moto gerador.
 
Normalmente também são apresentados dados com 25, 50, 75 e 100% de utilização do equipamento.
 
consumo de gerador de energia aluguel gerador
 

3. Como Calcular o Consumo de combustível de Geradores de Energia

 
Independentemente do método usado, o consumo de diesel é medido para saber a eficiência com que o motor transforma a energia química do combustível em trabalho útil. Tendo os valores de massa de combustível consumido, potência medida e tempo, é possível calcular o consumo específico.
 
Tendo as medições em diferentes condições de carga, é possível ainda montar um gráfico com os diversos resultados e traçar uma curva de consumo para o motor analisado.
 
Geralmente a curva apresenta os pontos de menor valor (mais favoráveis) com carga em torno de 80% da potência nominal e onde são medidos os valores de torque mais elevados.
 
A fórmula de cálculo do consumo horário é:
 
Consumo horário = Massa (kg)/ Tempo (h)
 
Medindo o consumo horário sob um nível conhecido de carga pode-se determinar o consumo específico, que é uma variável importante na aplicação do motor. De posse dos resultados, a Massa será igual ao produto do Volume por sua Densidade (M = p x v).
 
O valor da densidade do Diesel é p = 0,854 kg/litro.
 
Consumo específico = Massa (kg) / (Potência) x (Tempo)
Ou
B = p x v / P x t
 
Sabendo que:
- “p” é densidade do combustível;
- “v” é volume de combustível consumido;
- “P” é potência do motor em HP
- “t” é tempo
 
O consumo específico de combustível é um parâmetro de comparação muito usado para mostrar o nível de eficiência de um motor ao transformar o combustível em trabalho.
 
Prefere-se usar mais este parâmetro por conta de sua aceitação, visto que todas as variáveis envolvidas (tempo, potência e peso) são medidas em unidade padrão.

 

4. Link para a tabela de consumo

 
 
Saiba qual o consumo de diesel dos geradores de energia para locação da AlugaGera entrando em contato conosco.