Início » Noticias » Quais são os aparelhos eletrônicos que mais consomem energia?

Quais são os aparelhos eletrônicos que mais consomem energia?

aparelhos mais consomem energia

 

Atualmente, parece impossível realizar as atividades do dia a dia sem utilizar um aparelho elétrico. Entretanto, deve ficar atento para o consumo dos equipamentos eletrônicos para evitar qualquer surpresa no boleto do fim do mês. 

 

O consumo de energia deve ser feito de modo responsável e consciente, além de não “pesar no bolso” evita o desperdício de recursos naturais e contribui para a sustentabilidade.

 

Outro fator que também deve ser considerado é o aparelho eletrônico no “modo espera”, apesar de ser uma atitude comum, quando o equipamento está conectado na tomada (mesmo estando desligado) consome energia.

 

Primeiramente, devemos compreender que o consumo de energia depende do tempo de utilização do aparelho eletrônico.

 

Veja a seguir quais são os aparelhos eletrônicos que mais consomem energia:

 

Ar-condicionado

 

O aparelho elétrico que mais consome energia em uma residência é o ar-condicionado.

 

Não é recomendado tirar o equipamento da tomada, mas algumas atitudes podem ajudar a reduzir o seu consumo mensal.

 

 

Chuveiro Elétrico

 

Outro vilão no consumo de energia é o chuveiro elétrico. Caso a residência tenha duas pessoas é recomendado que o seu tempo de utilização seja diminuído (15 minutos para cada) para não gastar mais que isso.

 

Cooktop Elétrico

 

O fogão tradicional está cada vez mais sendo substituído pelo modelo cooktop (que é embutido na bancada, sem o forno) por ser mais bonito e discreto, porém, com um alto consumo de energia.

 

Geladeira

 

A geladeira é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência, o motivo disso é que o aparelho precisa estar ligado o tempo todo (para preservar o alimento). Mantenha sempre a mesma o máximo de tempo fechada e opte pelos modelos classificação A de energia.

 

Televisão

 

A televisão é um item essencial em uma moradia, pois é responsável por informar e entreter o telespectador. Opte pelos modelos classificação A de energia.

 

Para diminuir o seu consumo é recomendado tirar o aparelho da tomada quando não estiver sendo utilizado.

 

Computador

 

O computador é um equipamento de uso diário em uma residência, entre suas principais funções podemos destacar a informação e o entretenimento/ofício.

 

Para diminuir o seu consumo é recomendado retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado.

 

Atitudes que reduzem o consumo de energia

 

Algumas atitudes simples ajudam a minimizar o consumo de energia elétrica. Veja a seguir quais são:

 

Luz

 

É comum utilizar a luz artificial durante o dia, isto pode ocorrer em decorrência de uma decoração marcada pelo excesso de móveis, objetos, cortinas e plantas (estes utensílios deixam o local mais escuro).

 

Para reverter este quadro deve ajudar a posição dos móveis, deixando a luz natural adentrar no ambiente.

 

Cor da casa

 

A cor da casa também é um fator que pode interferir no consumo de energia. Os tons claros refletem melhor a luz, exigindo menos a iluminação artificial.

 

Ambiente Arejado

 

Como já foi mencionado, o ar-condicionado é o aparelho que mais consome energia em uma residência, deste modo, deve investir em uma casa mais arejada (deixando o ar circular livremente).

 

Importante: deve fechar as janelas quando estiver perto do meio-dia, pois o ar que circula neste horário é quente.

 

Atividades físicas ao ar livre

 

Outra atitude que diminui o consumo de energia é investir em atividades ao ar livre. Este incentivo evitará que o residente fique em casa utilizando a televisão, computador, notebook, celular (consequentemente é diminuído o valor na conta de luz).

 

Geradores AlugaGera

 

O gerador de energia é uma solução para reduzir o consumo de energia, uma vez que o equipamento pode ser utilizado no horário de pico nas grandes indústrias.

 

O horário de ponta ou horário de pico é o período do dia que o consumo de eletricidade está em ápice, deste modo, a sua demanda, transmissão e distribuição é aumentada. 

 

Como consequência, o seu custo é significativamente aumentado, fazendo que o consumidor

tenha uma maior despesa neste período.

 

A AlugaGera é referência no mercado de locação de geradores de energia. Disponibilizamos equipamentos mais modernos, para as mais variadas aplicações.

 

Solicite um orçamento conosco!