Início » Noticias » Aparelhos em Stand-by também Consomem Energia?

Aparelhos em Stand-by também Consomem Energia?

aparelho stand by consumo energia

 

A eletricidade é muito importante nos dias de hoje, sendo responsável pelo desenvolvimento tecnológico, melhoramento do padrão de vida na sociedade e o crescimento de indústrias.

 

Praticamente todos os aparelhos que utilizamos em nosso cotidiano dependem da energia elétrica para o seu funcionamento. Entretanto, o consumo consciente é significativo tanto para o seu bolso (evitando gastos excessivos e desnecessários) quanto para o meio-ambiente.

 

Deixar os equipamentos elétricos no modo espera (ou stand-by) é um hábito bastante comum, uma vez que usar o controle remoto para ligar/desligar os aparelhos fez com que a maioria da população aprovasse essa função, mas será que essa prática impacta de alguma maneira na conta de luz?

 

A luz vermelha (ou verde) que fica acesa constantemente em alguns aparelhos eletroeletrônicos informa que o aparelho está em modo “stand-by”. Inicialmente, pode parecer irrelevante se for comparada com o consumo total de energia, mas essa “luz” indica que o produto está recebendo uma quantidade de eletricidade para que seja acionado a qualquer momento.

 

Resumidamente, o aparelho em “stand-by” pode sim contribuir para o aumento na sua conta de energia. Os equipamentos neste sistema operacional podem ser responsáveis por até 20% do consumo de eletricidade.

 

Dicas para reduzir o consumo no modo stand-by

 

A primeira dica para reduzir o consumo de energia no modo stand by é retirar o aparelho da tomada quando terminar de usar.

 

É importante também conferir se o aparelho precisa estar sempre no modo de espera. Essa função tem o intuito de deixar o equipamento pronto para ser ligado (com rapidez).

 

Alguns equipamentos perdem as suas configurações quando são desligados, outros vão exigir a realização de logins (todas as vezes que for reiniciado).

 

Entretanto, a maioria dos aparelhos que utilizamos no nosso cotidiano não exigem mais o uso do modo de espera para manter salvas as configurações definidas pelo usuário, ou seja, o cliente não precisa ajustar novamente o produto.

 

Por exemplo, as configurações da smart tv ficam salvas em um sistema de armazenamento em nuvem (e não no aparelho). Neste caso, deixar o produto no modo stand by é um "desperdício" de dinheiro.

 

Essas informações são importantes para determinar se o gasto mensal produzido pelo consumo "stand-by" merece todo o seu investimento.

 

Como já foi mencionado, economizar energia é muito importante. Em vista disso, para reduzir a conta de eletricidade é aconselhável sempre deixar o controle remoto próximo do equipamento, esta atitude irá te ajudar a ligar/desligar o aparelho no modo tradicional, e consequentemente evita que o produto fique em “stand by”.

 

Curiosidade: Deixar o carregador de celular na tomada consome energia?

 

Outra dúvida que pode surgir é em relação ao carregador de celular. Afinal,deixar o aparelho plugado na tomada (sem utilização) também consome energia?

 

Um carregador de celular consome energia somente por estar plugado na tomada. Por esse motivo, é indicado guardar o produto após completar a carga do telefone.

 

Geradores AlugaGera

 

A locação de gerador de energia é uma ótima solução para quem deseja economizar, visto que a máquina pode ser utilizada no horário de pico (hora do dia em que a taxa de consumo de eletricidade é maior).

 

Além disso, o aluguel de energia possui um menor custo operacional, uma vez que a locadora é responsável pela manutenção preventiva/corretiva e a assistência técnica.

 

A AlugaGera é uma empresa referência no mercado de locação de gerador de energia, disponibilizamos as mais variadas potências.

 

Entre em contato e solicite um orçamento conosco!