Os motores a diesel foram criados por Rudolf Diesel, um engenheiro francês que desenvolveu o primeiro motor quando estava em Ausburg, na Alemanha.
A primeira patente foi registrada em 23 de fevereiro de 1893 e o primeiro teste bem sucedido em 17 de fevereiro de 1897.
Nestes motores, também chamado de ‘motores de ignição por compressão, a combustão se faz pelo aumento da temperatura provocado pela compressão do ar, diferentemente dos motores a gasolina.
Segundo sua aplicação, os motores a diesel são divididos em quatro categorias:
Motores Tipo Estacionários
São desenvolvidos para o acionamento de máquinas estacionárias, como geradores de energia, máquinas de solda, bombas e outras máquinas de rotação constante.
Motores Industriais
Utilizados no acionamento de máquinas de construção civil. Nesta categoria entram tratores, guindastes, compressores de ar e sistemas hidrostáticos.
Motores Veiculares
Acionamento de veículos em geral, muito usado em caminhões e ônibus.
Motores TIpo Marítimos
Usados para o acionamento de barcos e máquinas de uso naval.
Os motores ainda podem ser classificados de acordo com o sistema de arrefecimento que usam – geralmente por água ou ar – ou pelo número e disposição dos cilindros.